A Netflix não matou a Blockbuster

A Netflix não matou a Blockbuster

O que caso da Blockbuster, a crise dos hotéis e os aplicativos de transporte tem a ver com necessidade de pessoas e com a Odontologia?

Publicado dia 13 de maio de 2019

*Por Ronaldo Esteves

A Netflix não acabou com a Blockbuster, foram as multas por atraso e falta de opção que levaram a isso. O Uber não atrapalhou o mercado de taxis, foi a falta de prestação de serviço de qualidade que o fez. O Airbnb não atrapalhou os hotéis, foi sim a falta de disponibilidade e atendimento inadequados o culpado da vez. O que essas plataformas junto com Amazon, Kindle, Xbox, Playstation tem em comum? Conectaram a necessidade de pessoas com as empresas que as solucionariam. Vamos lá… o que isso tem a ver com Odontologia? Rsrsrs…. simplesmente tudo! Uau! A odontologia, assim como tudo tem entrado no ramo digital. Um caminho sem volta. Quando falamos em odontologia digital, estamos nos referindo ao uso de diversas tecnologias que, aplicadas aos tratamentos odontológicos, tornam os procedimentos mais seguros, eficazes, indolores e rápidos, além de mais acessíveis. Essa é uma tendência que veio para ficar. A tecnologia está cada vez mais presente nos consultórios odontológicos e nos laboratórios de próteses. Além de facilitar a vida de dentistas e protéticos, a odontologia digital ainda melhora a experiência do paciente, pois reduz o desconforto durante os tratamentos dentários, além de reduzir o tempo de espera para concluir um procedimento, além de torna-los cada vez mais previsíveis. Nós, na odontologia digital utilizamos diversas tecnologias para a realização de tratamentos dentários. Para que você entenda melhor como funciona, daremos alguns exemplos práticos de como ela é empregada nos consultórios. Confira!

Planejamento Digital do Sorriso

O planejamento digital é uma novidade dentro dos consultórios. Por meio de um scanner intraoral, o dentista tira fotos internas da boca do paciente. Essas imagens são jogadas no computador, onde o profissional pode analisar as características do paciente minuciosamente.

Ele ainda pode fazer a simulação do tratamento a ser realizado de forma bastante precisa. O planejamento digital pode ser usado para todos os tipos de tratamento, desde uma lente de contato até cirurgias de implante dentário.

Cirurgia Guiada

A cirurgia guiada, também conhecida como implantes sem corte de bisturi, é uma técnica inovadora que permite ao paciente se submeter a um tratamento com implante dentário de forma mais confortável e com melhor pós operatório.

Impressão 3D

A odontologia digital não serve apenas para o planejamento do sorriso, mas para confecção de peças de restaurações dentárias, coroas e, em muito breve até as facetas de porcelana. Depois que o projeto foi desenhado no computador, ele pode ser impresso por meio de uma impressora 3D. Muito moderno, não acha?

Quais são os principais benefícios oferecidos pela odontologia digital?

Essa tecnologia facilita muito a vida dos profissionais, pois eles são capazes de fazer um trabalho cada vez melhor. Mas os pacientes também são beneficiados com a tecnologia, pois ela proporciona mas segurança em relação aos procedimentos. Veja alguns dos principais benefícios da odontologia digital para dentistas e pacientes.

Tem muito mais: Alinhadores Ortodônticos estéticos invisíveis, Tratamentos mais rápidos, com resultados mais eficazes, procedimentos menos invasivos com maior conforto, restauração na cor exta dos dentes e em tudo isso o cliente pode participar do planejamento, é simplesmente fantástico não acham?

Como pode ver, os avanços tecnológicos só trazem benefícios para o paciente. E se você pensa que o uso de tecnologia nos consultórios só veio para deixar os tratamentos mais caros, está totalmente enganado.

Ter um sorriso bonito está cada vez mais acessível, graças aos avanços tecnológicos e à odontologia digital. A quantidade de pessoas que recorrem ao implante dentário ou usam aparelho ortodôntico são provas disso, pois, até alguns anos, esses tratamentos não eram acessíveis à maioria da população.

*** Ronaldo Esteves é especialista em Implantodontia, ortodontia e estética dental e gengival.