Você sabe qual o seu perfil de investidor?

Você sabe qual o seu perfil de investidor?

Encontrar sua personalidade no mercado financeiro é fundamental para escolher investimentos adequados aos objetivos do investidor

Publicado dia 29 de novembro de 2019

Por Diego Siqueira, CEO da TG Core Asset

Mais do que encontrar o investimento correto, conhecer qual é o seu perfil de investidor é um passo fundamental para ter sucesso no mercado financeiro. Entretanto, encontrar sua personalidade é um desafio até para os mais experientes, o que pode ser um problema para conseguir escolher investimentos que tenham mais a ver com os seus objetivos.

Os tipos de investidor são classificados de acordo com a tolerância ao risco que cada pessoa está disposta a assumir. São eles o conservador, moderado e agressivo. Confira abaixo os perfis de cada um:

  • Conservador: investidores que têm pouca ou nenhuma tolerância a risco. Têm mais interesse em segurança, não estão dispostas a lidar com as oscilações do mercado e, por isso, procuram ativos que têm um crescimento mais estável.

Os conservadores costumam ser pessoas com patrimônio já definido que procuram mantê-lo, ou investidores iniciantes que desejam ter um fundo de reserva.

Os ativos de renda fixa são as melhores alternativas para esse perfil de investidor, porque costumam ter menos variações (embora não sempre) e prazos de vencimento definidos, sendo possível saber também quais os parâmetros de rentabilidade, já que seguem índices da economia, como a SELIC e o IPCA.

  • Moderado: investidores moderados correspondem a um perfil intermediário. São pessoas que procuram manter os ativos de renda fixa, mas também buscam balancear sua carteira com investimentos mais arriscados.

São, geralmente, pessoas jovens que possuem uma carteira de investimentos mais diversificada e que estão construindo o seu patrimônio. Costumam colocar a maior parte dos seus recursos em renda fixa pensando em médio a longo prazo.

  • Agressivo: corresponde às pessoas que aceitam e gostam de risco. Os investidores com esse perfil estão dispostos a aplicar em ativos arriscados e não têm aversão a perdas em curto prazo, pois estão pensando no potencial futuro da aplicação.

Eles costumam ser pessoas interessadas em aumentar o seu patrimônio, que contam com um grande conhecimento do mercado e, por isso, tendem a calcular os riscos e se planejar para médio e longo prazo. Os investimentos ideais para esse tipo de perfil são as ações de grandes empresas e de empreendimentos com bom histórico e que apresentem um grande potencial de valorização.

Porém, para conhecer o seu perfil, é preciso analisar algumas características como a idade, objetivos, experiência no mercado e a situação financeira. Além disso, saber o quanto o interessado é capaz de economizar por mês pode ser um grande determinante.

Um dos principais pontos em relação ao perfil de investidor é que ao descobrir se ele é moderado ou agressivo, por exemplo, pode entender que investir só em ativos de renda fixa não é a melhor alternativa para ele. Afinal, são aplicações mais conservadoras, que costumam ter um rendimento mais contido.

Saber o seu perfil de investidor é um passo importante para fazer escolhas corretas a respeito dos seus investimentos. Também é um bom parâmetro para saber qual o seu limite de exposição ao risco. É importante frisar que, independentemente do seu perfil, a diversificação dos investimentos é um aspecto fundamental para ter sucesso no seu planejamento.