Leitura Estratégica

Exact Sales adquire startup goiana para agregar big data à plataforma de pré-vendas

A Resultys, startup goiana, é parceira da Exact Sales desde 2017


Menos de dois meses após receber um aporte de R$ 15 milhões do fundo Astella Investimentos, a Exact Sales, de Florianópolis (SC), anuncia sua primeira aquisição: a startup Resultys, com sede em Goiânia, que desenvolve big data analytics, focada em coleta e formação de bancos de dados públicos. Há dois anos ela fazia parte do portfólio de investimentos da paulista ACE Startups, eleita a melhor aceleradora da América Latina.

Com o negócio, a Exact Sales vai agregar funcionalidades a seu software (Exact Spotter), voltado à segmentação e qualificação de clientes potenciais. A plataforma, que se insere em um segmento de negócios conhecido como sales engagement (etapa do processo comercial dedicada ao diagnóstico da situação do cliente e a seu engajamento), é usada por mais de 2 mil empresas no Brasil.

A Resultys era parceira da Exact Sales desde 2017. Sua base de dados, que reúne informações de 20 milhões de empresas no Brasil, era integrada ao Exact Spotter e utilizada por usuários do software. Nela, é possível encontrar dados como CNPJ, setor de atuação, número de funcionários, estimativa de faturamento, entre muitos outros dados agregadores nas atividades de prospecção e qualificação de clientes potenciais. Com a aquisição, o sistema se tornará uma ferramenta permanente da plataforma. A marca Resultys será substituída — a nova funcionalidade se chamará Exact Searching.

“Percebemos que as empresas que utilizam grandes bases de dados, aliadas ao Exact Spotter, conseguem obter ainda mais agilidade e eficiência na prospecção de clientes potenciais”, diz Théo Orosco, cofundador e CEO da Exact Sales. “Ter uma ferramenta própria de coleta de dados públicos, trabalhando em conjunto com nossas tecnologias de inteligência artificial, é um passo importante para nos consolidarmos como líderes do segmento na América Latina”, afirma o executivo.

“A complementaridade entre as duas plataformas ficou evidente nesses dois anos de parceria”, opina Ivan Gonçalves, CEO da Resultys. Mesmo com a aquisição, as outras ferramentas de big data analytics integradas ao Exact Spotter — como Proscore e Econodata — permanecerão disponíveis na plataforma.

Fundada por Orosco e Felipe Roman em 2015, a Exact Sales ganhou mercado ao direcionar sua plataforma para uma etapa do processo comercial até então pouco atendida por ferramentas de tecnologia — a pré-venda, que dá suporte à área de vendas. Mais comum em empresas que oferecem produtos e serviços de alto valor para outras empresas (B2B), a pré-venda procura filtrar os clientes potenciais, de modo que só avancem no processo comercial os que estiverem tecnicamente prontos e no momento certo para comprar.

Esse trabalho envolve a coleta e a análise de dados sobre os clientes potenciais, permitindo que a área de vendas se dedique pessoalmente apenas àqueles com maiores chances de fechar negócio. Como resultado, empresas que têm profissionais dedicados à pré-venda costumam apresentar maior produtividade, um nível mais elevado de conversão de vendas e custos menores de aquisição de novos clientes. Desde que iniciou as atividades, a receita da Exact Sales foi multiplicada por dez — a previsão é de que o faturamento atinja R$ 13 milhões neste ano e que a equipe, de 200 colaboradores, duplique no próximo. Outras aquisições, além da Resultys, estão programadas até o final de 2020.

Exact Sales adquire startup goiana para agregar big data à plataforma de pré-vendas

A Resultys, startup goiana, é parceira da Exact Sales desde 2017


Menos de dois meses após receber um aporte de R$ 15 milhões do fundo Astella Investimentos, a Exact Sales, de Florianópolis (SC), anuncia sua primeira aquisição: a startup Resultys, com sede em Goiânia, que desenvolve big data analytics, focada em coleta e formação de bancos de dados públicos. Há dois anos ela fazia parte do portfólio de investimentos da paulista ACE Startups, eleita a melhor aceleradora da América Latina.

Com o negócio, a Exact Sales vai agregar funcionalidades a seu software (Exact Spotter), voltado à segmentação e qualificação de clientes potenciais. A plataforma, que se insere em um segmento de negócios conhecido como sales engagement (etapa do processo comercial dedicada ao diagnóstico da situação do cliente e a seu engajamento), é usada por mais de 2 mil empresas no Brasil.

A Resultys era parceira da Exact Sales desde 2017. Sua base de dados, que reúne informações de 20 milhões de empresas no Brasil, era integrada ao Exact Spotter e utilizada por usuários do software. Nela, é possível encontrar dados como CNPJ, setor de atuação, número de funcionários, estimativa de faturamento, entre muitos outros dados agregadores nas atividades de prospecção e qualificação de clientes potenciais. Com a aquisição, o sistema se tornará uma ferramenta permanente da plataforma. A marca Resultys será substituída — a nova funcionalidade se chamará Exact Searching.

“Percebemos que as empresas que utilizam grandes bases de dados, aliadas ao Exact Spotter, conseguem obter ainda mais agilidade e eficiência na prospecção de clientes potenciais”, diz Théo Orosco, cofundador e CEO da Exact Sales. “Ter uma ferramenta própria de coleta de dados públicos, trabalhando em conjunto com nossas tecnologias de inteligência artificial, é um passo importante para nos consolidarmos como líderes do segmento na América Latina”, afirma o executivo.

“A complementaridade entre as duas plataformas ficou evidente nesses dois anos de parceria”, opina Ivan Gonçalves, CEO da Resultys. Mesmo com a aquisição, as outras ferramentas de big data analytics integradas ao Exact Spotter — como Proscore e Econodata — permanecerão disponíveis na plataforma.

Fundada por Orosco e Felipe Roman em 2015, a Exact Sales ganhou mercado ao direcionar sua plataforma para uma etapa do processo comercial até então pouco atendida por ferramentas de tecnologia — a pré-venda, que dá suporte à área de vendas. Mais comum em empresas que oferecem produtos e serviços de alto valor para outras empresas (B2B), a pré-venda procura filtrar os clientes potenciais, de modo que só avancem no processo comercial os que estiverem tecnicamente prontos e no momento certo para comprar.

Esse trabalho envolve a coleta e a análise de dados sobre os clientes potenciais, permitindo que a área de vendas se dedique pessoalmente apenas àqueles com maiores chances de fechar negócio. Como resultado, empresas que têm profissionais dedicados à pré-venda costumam apresentar maior produtividade, um nível mais elevado de conversão de vendas e custos menores de aquisição de novos clientes. Desde que iniciou as atividades, a receita da Exact Sales foi multiplicada por dez — a previsão é de que o faturamento atinja R$ 13 milhões neste ano e que a equipe, de 200 colaboradores, duplique no próximo. Outras aquisições, além da Resultys, estão programadas até o final de 2020.